Língua Portuguesa
Análise e reflexão sobre a Língua Portuguesa
- construção da intertextualidade;
- ampliação da capacidade de leitura e produção textual
- exploração ativa e observação dos aspectos formais do texto;
- compreensão do sentido nas mensagens orais e escritas;
- diferentes gêneros linguísticos.
Produção textual:
- produção de textos coerentes, coesos e eficazes, articulados às práticas de leitura;
- utilização competente da linguagem oral e escrita de acordo com as intenções comunicativas;
- coerência na defesa dos pontos de vista e na apresentação de argumentação;
- transformação de textos narrativos e dissertativos, argumentativos, em resumos, esquemas, quadros sinóticos.
Aspectos Gramaticais
- Concordância verbal;
- Regência;
- Ortografia;
- Acentuação Gráfica;
- Pontuação
Matemática
Utilização da matemática para resolver problemas práticos do cotidiano.
- Estratégias para a resolução de desafios matemáticos,
- Uso das propriedades da adição, subtração, multiplicação e divisão em situações problema, contextualizando-as;
- Representação dos números inteiros, racionais e decimais e das operações contextualizando-os.
Aplicação e reflexão da matemática financeira em seus contextos variados
- Juros Simples e compostos.
- Uso da porcentagem em diferentes contextos;
- Razões, proporções e média na resolução de problemas;
- Uso da calculadora e números notação científica.
Espaço, Forma, Grandezas e Medidas
- Unidades de medidas, fazendo conversões adequadas (comprimento, massa, volume, área etc);
- Compreensão acerca do espaço, identificando, representando e classificando formas geométricas, seus elementos, propriedades e relações
- Noções de ângulos, polígonos, medidas e seus devidos cálculos;
Tratamento da Informação
- Interpretar gráficos, tabelas e dados numéricos veiculados nas diferentes mídias;
- Interpretar informações dadas em artefatos tecnológicos (termômetro, relógios, velocímetros).
- Números racionais e representações: decimal e fracionária;
- Operar com número inteiro e decimal;
- Cálculo mental e ordem de grandeza de números.
Conteúdos que deverão ser organizados pelos professores.
Matemática
Aplicação e reflexão da matemática financeira em seus contextos variados
- Juros compostos.
- Razões, proporções e média na resolução de problemas
- Uso da calculadora e números notação científica.
- Compreensão acerca do espaço, identificando, respondendo e classificando formas geométricas, seus elementos, propriedades e relações.
-Tratamento da Informação
- Interpretar gráficos, tabelas e dados numéricos veiculados nas diferentes mídias;
- Interpretar informações dadas em artefatos tecnológicos (termômetro, relógios, velocímetros).
- Números racionais e representações: decimal e fracionária;
- Operar com número inteiro e decimal;
- Cálculo mental e ordem de grandeza de números.
Língua Portuguesa
Produção textual:
- Produção de textos coerentes, coesos e eficazes, articulados às práticas de leitura;
- Utilização competente da linguagem oral e escrita de acordo com as intenções comunicativas;
- Coerência na defesa dos pontos de vista e na apresentação de argumentação;
- Transformação de textos narrativos e dissertativos, argumentativos, em resumos, esquemas, quadros sinóticos.
- Concordância verbal;
- Regência;
Os conteúdos que estão contemplados nas apostilas é básico, ficando a cargo do professor enriquecê-los com atividades em equipe, exercícios, leituras etc.
Gerência de Educação Básica
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Antes de postar seu comentário, lembre-se que esse é um espaço dos professores e verifique a ortografia.